top of page

Combinação poderosa: Roda da vida + Points of You

Atualizado: 21 de abr. de 2022



A Roda da Vida é uma ferramenta simples, porém poderosa, que nos ajuda a visualizar e fazer uma análise das áreas mais importantes de nossas vidas. Ao ter um panorama geral destas áreas, é possível verificar quais estão indo bem e quais demandam atenção. Dessa maneira, é possível elencar prioridades e focar em objetivos em busca de um equilíbrio.



O criador: Paul J. Meyer


Filho de imigrantes e de origem humilde, Paul J. Meyer (1928) é hoje reconhecido como pioneiro nas áreas de estabelecimento de metas, motivação, gerenciamento de tempo e desenvolvimento pessoal e profissional.


Em 1960, Meyer fundou o Success Motivation Institute, Inc., instituição através da qual “motivava as pessoas para todo o seu potencial”. Meyer também criou ferramentas criativas e inovadoras tais como o Plano de Ação e a Roda da Vida, tema deste post.



A Roda da Vida


Como um gráfico em forma de pizza, a Roda da Vida é normalmente dividida entre

doze temas, relacionados aos âmbitos da vida pessoal, vida profissional, relacionamentos e qualidade de vida.



Hoje, diferentes variações desta ferramenta são usadas por profissionais da área de desenvolvimento humano, e aqui você irá aprender a como utilizá-la com o Faces e Punctum.



Passo-a-Passo


1. Escolha o tema

Escolha um dos quatro temas que você queira trabalhar: Vida pessoal, vida profissional, relacionamentos, ou qualidade de vida.




2. Faces

Após escolher o tema, selecione um card do Faces. A seguir, pense nas questões abaixo:

- Dê um nome para esta pessoa.

- Conte para ela porque você escolheu o tema que escolheu.




3. Punctum

Agora, na ferramenta Punctum, escolha três perguntas, uma para cada um dos três tópicos referentes ao tema escolhido. Por exemplo, se você escolheu o tema “Relacionamentos”,

os tópicos referentes a ele são os que estão no mesmo quadrante: vida social, relacionamento amoroso e família. Uma a uma, reflita sobre as três perguntas, sempre com o

foco no respectivo tópico.




Curtiu? Experimente consigo mesmo(a) ou em seu dia-a-dia profissional!



CONFIRA!




498 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page