top of page

Estado de flow: foco e felicidade




Você já ficou tão compenetrado/a em uma tarefa que nem viu o tempo passar, e ainda achou a realização da atividade envolvente e prazerosa? É possível que você tenha experimentado o estado de flow, ou fluxo.


O conceito psicológico de estado de fluxo foi criado na década de 70 pelo psicólogo e pesquisador húngaro-americano Mihaly Csikszentmihalyi. Ao contrário do que o uso popular da palavra flow como relaxamento sugere, Csikszentmihalyi utilizou o termo para descrever um estado de elevada concentração e foco em uma única atividade.


De acordo com Csikszentmihalyi, o flow é um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo.



Como identificar o estado de flow?


No livro Flow: A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade, Csikszentmihalyi descreveu o estado de fluxo como “(...) um momento de concentração tão intensa que não sobra atenção para pensar sobre algo irrelevante ou se preocupar com problemas. A autoconsciência some e a percepção de tempo fica distorcida”.


Csikszentmihalyi enumerou alguns elementos que caracterizam o estado de fluxo, embora não seja necessário experimentar todos eles para vivenciar o flow:


  • A realização da atividade em si é prazerosa e recompensadora;

  • objetivos claros: as expectativas e as regras da tarefa são discerníveis;

  • foco: um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção;

  • feedback direto e imediato: acertos e falhas no decorrer da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos, se necessário;

  • perda do sentimento de autoconsciência: as pessoas praticamente "se tornam parte da atividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si;

  • sensação de tempo distorcida;

  • equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio: a atividade nunca é simples ou complicada demais;

  • sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.



Quais os benefícios do estado de flow?


Pesquisadores defendem que experimentar o estado de flow tem impactos positivos na qualidade de vida dos indivíduos, além de aumentar a produtividade.

Felicidade e bem-estar

Em suas pesquisas, Csikszentmihalyi constatou que o estado de fluxo é capaz de ocasionar sentimentos de satisfação com a vida e plenitude, mesmo em situações adversas. Ou seja, experimentar o estado de fluxo aumenta a sensação de felicidade e de bem-estar nas pessoas.

Produtividade e qualidade

Alguns estudiosos defendem que o estado de fluxo é um ponto ótimo de desempenho e produtividade, até pelo fato de a alta concentração significar pouca ou nenhuma interrupção na realização de uma atividade, resultando em mais rapidez e qualidade nas entregas.

Capacidade de concentração

Exercitar o estado de flow nos ajuda a melhorar a capacidade de nos concentrarmos e estarmos presentes durante a realização de todas as tarefas do dia a dia. Focar no aqui e agora ajuda a combater o estresse e traz sensação de bem-estar.

Como entrar no flow?


Praticamente todas as pessoas são capazes de entrar no estado de fluxo ao realizarem atividades que exigem concentração, mas nem sempre o ambiente ajuda. Barulho, notificações no celular e realizar mais de uma tarefa de uma vez são distrações que atrapalham a concentração.


Além disso, é preciso que a tarefa em questão seja interessante e desafiadora o suficiente, mas que você já a domine. Não é possível entrar no fluxo quando a tarefa está muito abaixo da nossa capacidade e gera tédio, ou quando ainda estamos no período de aprendizado e a atividade está além das nossas habilidades.


Veja algumas dicas para te ajudar a entrar no flow:


1. Livre-se de distrações:


Separe um ambiente silencioso e tranquilo para a realização da tarefa. Se possível, fique longe do celular, ou silencie as notificações. Feche as abas de trabalho do computador que não precisem ser utilizadas para a atividade em questão.

Caso não seja possível ir para um ambiente silencioso, utilize um fone de ouvido com bloqueador, e avise colegas e familiares para que não interrompam.


2. Prepare seu corpo e sua mente


Fome, sede e outros desconfortos físicos e mentais também são fontes de distração. Alimente-se, se hidrate e anote outros afazeres importantes em uma lista, antes de iniciar a tarefa que exigirá concentração.


3. Escolha uma atividade interessante


O flow só acontece quando realizamos uma atividade interessante e desafiadora dentro dos limites das nossas habilidades. No caso de atividades muito fáceis, para as quais não vemos valor, ou muito difíceis, seremos tomados pela frustração.

4. Cuide da sua saúde criativa como um todo


Ficar concentrado por períodos prolongados exige muita energia do nosso cérebro e do nosso corpo. Tenha uma rotina saudável que inclua horas de sono suficientes, momentos de descanso e lazer, atividade física e interação social com pessoas queridas.

É impossível ficar permanentemente em estado de fluxo. Com a prática, porém, você poderá chegar no flow com mais frequência e experimentar uma sensação de felicidade e plenitude.



CONFIRA!




128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page